quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Textos vencedores

Poesia

Nível I

Escola: Municipal de Ensino Fundamental Ver. Arnaldo Reinhardt

Município: Novo Hamburgo

Nome do aluno: Cristina Natália dos Santos

Ano/série: 4º ano

Idade: 10 anos

Nome do professor: Rochele Morbach

Eu vi...

Vi um cachorro atrapalhado

ele era desdentado

caiu no buraco

virou macaco

vi uma lesma correndo

vi um rato roendo

vi um tubarão nadando

vi uma vaca pastando

vi uma galinha despenada

ela era atrapalhada

achei uma linha

vi outra galinha

vi um galo miando

virou um urangutango

vi um cavalo gritando

vi um elefante magrinho

vi um bando de passarinho

mas eles eram esquisitos

eles eram piriquitos

vi um macaco

comendo banana

vi uma girafa

deitada na cama

vou me despedindo assim

esse é o fim

--------------------------------------------
Escola: E.E.F. Santa Teresinha do Forromeco

Município: Bom Princípio

Nome do aluno: Ana Gabrieli Luft

Ano/série: 4º ano

Idade: 10 anos

Nome do professor: Débora Cristina Rockenbach

A menina da janela

A menina viu pela janela

uma vaca toda pintada

mais parecia com uma panela

toda enferrujada

A menina viu pela janela

o papagaio do vizinho

que estava papagaiando e cantando assim:

- Oi vizinho, cara de cupim!

A menina viu pela janela

um porquinho da índia comer grama

ela estava com tanta fome

que começou a comer banana

A menina da janela

era muito magricela

quando estava com fome

comia tudo da panela
---------------------------------------------------

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio

Município: Rolante

Nome do aluno: Malu Eduarda da Rosa

Ano/série: 1º ano

Idade: 7 anos

Nome do professor: Helenise Ortnau Cirio



O gato vaidoso

O gato vaidoso

estava dormindo um sono gostoso

o gato vaidoso

quando alguém mexia com ele

ficava furioso

O gato vaidoso

acordou

e em seguida

se arrepiou
-------------------------------------------------
Escola: Escola Municipal de E.F. Maria Ruth Raymundo

Município: Sapiranga

Nome do aluno: Guilherme Ramos Barbosa

Ano/série: 4º ano

Idade: 10 anos

Nome do professor: Monica Ceni Bom



A casa engraçada

Vende-se uma casa

muito engraçada eu não

sei se ela é encantada

ou mal-assombrada

Eu acho que essa casa é

mal-assombrada porque

estou vendo uma teia de

aranha pendurada

E além de tudo ela

não é ensolarada

sobre ela há uma nuvem

acinzentada


Poesia
Nível II



Escola Municipal de Ensino Fundamental Águas Brancas

Município: Três Coroas

Nome do aluno: Madai Eduarda Johann

Ano/série: 5ª série

Idade: 11 anos

Nome do professor: Agnes Jussara Muck



NA CASA DE TEREZA



Na casa de Tereza

Todo dia uma surpresa...

Um dia, um gostoso presente.

No outro, aquela dor de dente.

Você aguenta tanta surpresa?

Não, só a Tereza!

Num dia uma surpresa

E no outro uma proesa.

Imagina a Tereza sem surpresa?

Seria uma tremenda tristeza.

Quando se fala em surpresa

Tereza está acesa,

Quando se fala em proesa,

Tereza fica numa só tristeza.

Assim é a vida de Tereza

Só surpresa, surpresa, surpresa...
-----------------------------------------------
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Francisco

Município: Tupandi

Nome do aluno: Enaer Brixner

Ano/série: 5ª série

Idade: 11 anos

Nome do professor: Ceci Maria Rambo



O que me faz rir?



Tomar banho de chuva,

Brincar de esconder a luva.

Ser muito travessa,

Bagunçar a casa de ponta cabeça.

Roubar a fruta do vizinho,

Receber muito carinho.

Ver um filme de comédia e,

Ao mesmo tempo, um da Idade Média.

Ouvir várias piadas,

Usar roupas engraçadas.

Fazer várias caretas,

Dar muitas piruetas.

Cair numa poça de lama,

E depois pular na cama.

Dar vários sustos nos outros,

Ter amigos loucos.

Falar coisas sem noção,

Escorregar com o colchão.

Fazer os outros rir

E com eles fugir.

Ver várias palhaçadas

E dar muitas gargalhadas.

--------------------------------------------------------
Escola Estadual de Ensino Fundamental Humberto de Campos

Município: Estância Velha

Nome do aluno: Elyn Taiara Dalberto

Ano/série: 5ª série

Idade: 11 anos

Nome do professor: Daniela Magalhães



O Caso do Espelho

Minha mãe queria uma foto.

Meu pai comprou um espelho.

Pensando que fosse retrato.



Chegando em casa,

Meu pai guardou-o.

Minha mãe foi olhar,

E se assustou.

Pensou que fosse outra,

Mas se enganou.



Os dois brigaram,

Minha avó quase morreu do coração.

Chegou lá e perguntou,

O motivo da discussão.



Minha mãe chorou,

Minha avó sorriu.

Pela bruaca que viu,

No retrato que se partiu.


Poesia

Nível III



Escola Municipal de Ensino Fundamental Águas Brancas

Município: Três Coroas

Nome do aluno: Letícia Ribeiro

Ano/série: 8ª série

Idade: 14 anos

Nome do professor: Jussara Muck





Amor nas Entrelinhas



Que bicho estranho que parece a adolescência...

Há pouco tempo, lembro-me de ser chamada de uma criança com inocência.

Pra mim, menino e menina era tudo igual, indefinido,

Brincando de boneca, de carrinhos, de heróis, tudo colorido.

Mas um dia me chegou uma sensação estranha,

Um calor, uma flor, uma estrela, tal como uma façanha.

Uma tremedeira sobe ardendo em minhas veias;

Seria isso com antes em brincadeira?

Por favor! Alguém me explique esse novo mundo...

Que sempre que o vejo tudo fica cego, surdo, mudo e profundo!

“É o amor!” Alguém gritou da sacada.

“Isso é só problema, você está encrencada!”

Agora, eu podia sentir seu gosto em minha boca,

Uma sensação maravilhosa chegara e me deixar louca!

Podia então sentir sua amarga textura.

Quando fico sem, chega a me dar fissura;

Seria isso um problema? Seria isso ficção?

Tomara que não vire frase de caminhão!

Sempre que o vejo, um holofote surge no céu.

Destaca-se, admito que é de se tirar o chapéu.

Fui então questionar a minha mãe, que sempre soube de tudo,

Mas nada falou, ficou como telefone mudo.

Foi ai que minha mãe teve um pensamento sensato:

“Minha filha se apaixonou por um chocolate bem barato!”
--------------------------------------------------------
Escola Concórdia

Município: Canoas

Nome do aluno: Aghatta Odara da Rosa Gutierrez

Ano/série: 7ª série

Idade: 13 anos

Nome do professor: Arilene



Mundo da Lua

Tudo que eu tenho para lhe oferecer são as estrelas,

Com elas vem muito mais que um simples brilho,

Vem o resplendor do luar,

Comentas e planetas muito distantes,

Que nos fazem sonhar,

Que nos levam para longe,

Sem nem mesmos sairmos do lugar,

Vamos para lugares inimagináveis,

Lugares onde não chegamos tão fácil,

Mas que para nós não parece impossível,

Logo percebemos que,

Em um lugar diferente vamos chegar,

Em um mundo com muitos habitantes,

Que não tem no que pensar,

Logo percebemos que no mundo da lua,

Acabamos de entrar.
---------------------------------------------------------
Escola: E.E.E.F. Santa Teresinha do Forromeco

Município: Bom Princípio

Nome do aluno: Débora Neis

Ano/série: 7º ano

Idade: 13 anos

Nome do professor: Adriana Dietze Weber



A hora de Partir...

São momentos que valem a pena

que deixam a mente serena...

são emoções que causam arrepio

de tão maravilhoso que foi o que se sentiu!

São lembranças que provocam leves sorrisos

ou, fazem uma lágrima ser derrama...

uma vontade sem juízo

sem explicação!

Mas afinal, quem entende o coração?

gostaria de saber a razão,

o porquê dessa contradição...

amor e perdão:

no mesmo tempo se completam e são oposição...

Mais cedo ou mais tarde,

chega a hora de partir...

E então? Continuar ou desistir?

Na verdade, não sabemos, como agir...

Não houveram ensaios,

Não teve roteiro

não foi pensado,

e é isso que torna tão verdadeiro!

De repente, um tremor,

que me faz perguntar:

E que mais, em nome do amor?



Nenhum comentário:

Postar um comentário