sábado, 28 de agosto de 2010

Apresentação das professoras Carolina Mendes de Oliveira e Mara Rosângela Ribeiro

Na sexta-feira, 20/08/2010 as professoras Carolina e Mara, de Montenegro, mostraram um trabalho realizado na escola, que englobou todas as disciplinas. Segue o material que elas disponibilizaram.


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CINCO DEMAIO MONTENEGRO-RS


Educação de Jovens e Adultos

Ensino Fundamental

Projeto Mais Educação



É Preciso Saber Viver?

O que precisamos para cuidar da vida?

Projeto Interdisciplinar Mediado Pela Postura Filosófica



Realizar propostas pedagógicas incluindo o projeto interdisciplinar, mediado pela postura filosófica1 foi uma opção dos professores da Escola, a partir dos estudos realizados com o Grupo de Pesquisa (GP) em Educação/UNISINOS. Os estudos com o GP institucionalizaram-se em 2004 e permanecem até o momento (2010). Em 2006 encerrou-se a primeira pesquisa, sendo o assunto em pauta a indisciplina. A partir de então, os professores realizaram ações colaborativas, diferenciando o trabalho de práticas mais isoladas, assim como, desenvolveram trabalhos com os conteúdos mais integrados, através de projetos.

Com esse propósito, desde o ano de 2007 tem-se organizado alguns movimentos na Escola, a fim de qualificar a educação na perspectiva de melhorar o relacionamento e o conhecimento, através da aprendizagem significativa. A metodologia utilizada fundamenta-se no diálogo, na reflexão, na autoria/autonomia e no respeito às diferenças.

Os temas desenvolvidos em cada ano vinculam-se à Olimpíada de Filosofia do RS, isso porque os mesmos despertam o pensar e o diálogo reflexivo sobre as diversas idéias que tratam das questões do ser humano. Nessa trajetória foi trabalhado em 2007 e 2008 o tema “É Possível Uma Sociedade Justa?”. No ano de 2009 “A Humanidade tem fome de quê? O que de fato precisamos para viver...”. E, o tema atual “É preciso Saber Viver? O que precisamos para cuidar da vida?”.

A efetivação do projeto tem três momentos especiais de socialização de atividades, além das propostas desenvolvidas em sala de aula, sendo a Gincana de Aniversário da Escola (final de abril e início de maio) o Seminário (julho) e a semana LITERARTE (programação da semana da criança, em outubro). Outro momento especial é a participação da Escola, através de representantes de alunos e professores, na Olimpíada de Filosofia do RS em Porto Alegre.

Os professores dos anos iniciais e das diferentes disciplinas das séries/anos finais articulam, sempre que possível, os conteúdos do seu campo de conhecimento com os temas sugeridos na Olimpíada de Filosofia do RS. As professoras do Grupo de Estudo da Filosofia com Crianças também auxiliam nos momentos em que se enfatizam o diálogo em grupos, em forma de Comunidade de Investigação, nas salas de aula, juntamente com a professora da turma.

Ainda, no trabalho desse ano, incluem-se no projeto assuntos relacionados ao continente africano, especiamente a África do Sul (sede da Copa 2010), pelos aspectos históricos, políticos, antropológicos, culturais, étnicos, sociais, entre outros, que nos unem.



Objetivos focados nos profissionais de educação da Escola:

1. Propiciar um ambiente favorável à construção de uma postura filosófica na comunidade escolar.

2. Incentivar os professores a atuarem como mediadores de questionamentos e de elaboração de conceitos com os estudantes.

3. Referenciar a metodologia relacionada às concepções da pesquisa-ação, da postura filosófica e dos projetos interdisciplinares na Proposta Pedagógica da Escola.



Objetivos focados na comunidade escolar:

1. Refletir sobre o que é necessário para “cuidar da vida” individual e coletivamente.

2. Construir ações potencializadoras da qualidade de vida (individual e coletiva), tecendo hábitos e atitudes favorecedores de relações sadias: consigo, com os outros e com o meio.

3. Favorecer o desenvolvimento da organização (espaço/temporal), da compreensão, do raciocínio lógico, da argumentação, da autoria, do protagonismo.

4. Participar da construção coletiva de normas de boa convivência e agir conforme o combinado.

5. Respeitar e valorizar as suas produções e as produções dos colegas.

6. Conhecer o passado, compreender o presente, para se construir um futuro melhor (enfatizando a Cultura Africana).

7. Participar de jogos respeitando as regras, elaborando estratégias, respeitando a si próprio, aos colegas e professores.

8. Incentivar a leitura e a produção de diferentes textos literários incluindo as sugestões do projeto Ler é Saber.



Procedimentos:

• Trabalhos individuais, em grupos e em forma de comunidade de investigação;

• pesquisa e estudo de diferentes textos vinculados ao tema do projeto;

• leitura e compreensão de dados estatísticos;

• produções artísticas (desenhos, cartazes, exposições, músicas, teatros...);

• produções de diferentes textos;

• articulação dos trabalhos produzidos na modalidade de seminário entre pares: turmas da mesma ou próxima série/ano;

• socialização dos trabalhos na comunidade escolar e, sempre que possível, na comunidade local e regional;

• construção e preservação de atitudes de cuidado consigo, com os outros e com o meio (em todos os ambientes da escola, incluindo as atitudes no recreio);

• elaboração de um Vídeo contendo os momentos significativos do projeto;

• atualização do Projeto Pedagógico destacando a metodologia da pesquisa-ação, postura filosófica e projetos interdisciplinares;

• socialização das atividades desenvolvidas nos blogs da escola (cincomaio.blog.terra.com.br e cincodemaiosemdrogas.blogspot.com.);

• trabalhos utilizando as ferramentas da informática;

• acompanhamento dos jogos da copa do mundo;

• pesquisa, confecção e jogo MANCALA (jogo de tabuleiro de origem africana);

• articulação das propostas desenvolvidas nos encontros do Projeto Ler é Saber.































LER É SABER

Carolina Mendes de Oliveira

Mara Rosângela Ribeiro



As professoras responsáveis pela Biblioteca Escolar, Carolina e Mara, participaram do Encontro do Projeto LER É SABER na FEEVALE/NH, no dia 07 de maio de 2010, onde foi apresentada a proposta do Informativo com o tema “CULTURA AFRICANA”.

Ao retornar à escola, com as orientações/sugestões do referido encontro e com a idéia de desenvolver a metodologia de Projetos na Biblioteca, de forma que o mesmo atingisse todas as turmas, expuseram a proposta à supervisora da escola, que achou muito interessante.

Surgiu, então, a idéia de vincular este trabalho, sobre Cultura Africana e a Copa do Mundo, ao projeto da escola para 2010 que tem como tema: ”É PRECISO SABER VIVER? O QUE PRECISAMOS PARA CUIDAR DA VIDA”?

Foi proposto ao corpo docente que trabalhassem sobre o tema nas respectivas turmas, de acordo com a disciplina, proposta pedagógica, série/ano, etc.

Para sensibilização, nas atividades da Biblioteca, iniciaram apresentando uma sessão com Data Show, para as turmas do 1º ano à 8ª série, com o material trazido do Encontro citado anteriormente.

☻ África de A a Z;

☻ Estampas africanas com argila;

☻ Fotos África;

☻ Máscaras africanas ornamentais - fetiche;

☻ A função social das máscaras nas diversas etnias africanas;

☻ Natureza da cor, areias do território africano;

☻ Ndebele - A arte de uma tribo africana;

☻ Releitura das máscaras africanas na sala de aula;

☻ As tribos do Vale do O'mo.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Biblioteca:

1. Desenhos sobre a Cultura Africana, a partir da apresentação no Data Show;

2. contação de lendas e contos africanos;

3. desenhos sobre as lendas e contos africanos utilizando o informativo (Ibejis; Unu Nile.todos vocês; A lança do rei; As duas mulheres e o Céu) e outros materiais;

4. cartografia ( localização do Brasil da África e África do Sul no mapa mundi);

5. confecção de máscaras;

6. exploração do informativo;

7. leitura de imagens utilizando a capa do informativo;

8. conversas e curiosidades sobre a Copa do Mundo;

9. a partir da exploração do informativo, reflexões sobre: a escravidão no Brasil, a herança cultural africana, etc.



Anos Iniciais: Lendas Africanas

Estudo e teatro tendo como referência as seguintes Lendas:

• A Galinha Pintada de Angola.

• Os Gêmeos Que Fizeram a Morte Dançar.

• A Hora de Partir



1º ANO - Professora Márcia:

• Preparação da lenda para apresentar no seminário;

• apresentação da Lenda;

• no Laboratório de Informática, construção do alfabeto da copa;

• em sala de aula, desenhos com as letras da s palavra Zakumi, África e Lendas.



2º ANO - Professora Mara:

• Contação de lendas e contos africanos;

• reflexões sobre os textos trabalhados;

• desenhos sobre os temas trabalhados;

• cartografia;

• preparação / ensaios de teatro para apresentar no seminário;

• Apresentação da Lenda A HORA DE PARTIR no seminário de 08 de julho e na Biblioteca Pública Municipal, no "Encontro com a Literatura" em 11 de agosto.



2º ANO - Professora Lisandra:

• Preparação de teatro para apresentar no seminário;

• apresentação da Lenda



2º ANO - Professora Ângela:

• Preparação de teatro para apresentar no seminário;

• apresentação da Lenda



3º ANO – Professora Ângela:

• Preparação de teatro para apresentar no seminário;

• apresentação da Lenda



3º ANO – Professoras Romilda / Raquel:

• Preparação de teatro para apresentar no seminário;

• apresentação da Lenda



4º ANO - Professora Roseli:

• Textos cooperativos sobre a lenda A GALINHA DE ANGOLA;

• preparação de teatro para apresentar no seminário;

• apresentação da Lenda.



4º ANO – Professora Lissandre:

• Trabalho com a lenda OS GÊMEOS QUE FIZERAM A MORTE DANÇAR, onde a partir da contação desta história foi feito um resumo cooperativo que gerou o texto para o teatro apresentado no seminário de 08/07 e na Biblioteca Pública Municipal, no "Encontro com a Literatura" em 11/08;

• confecção de um livrinho deste mesmo texto;

• pesquisa na internet, de imagens de máscaras de origem africana;

• confecção de máscaras utilizando balões, jornais e tintas têmperas. Uma destas máscaras foi utilizada no teatro e representa a Morte;

• na Informática também foi trabalhada a lenda, conversado sobre os dois tipos de morte: a “morrida” e a “matada” e os alunos realizaram questionamentos e conclusões que foram escritas e desenhadas, abordando o que podemos fazer para evitar a morte “matada”.



5º ANO – Professora Sandra

• Filme Invictos; discussão sobre o mesmo e o sistema de Apartheid na África do Sul;

• Provérbios africanos e dramatização dos mesmos para apresentação no seminário.



5º ANO – Professora Cláudia:

• Consulta na Internet para levantamento de palavras de origem africana, que fazem parte do nosso vocabulário;

• a partir do informativo LER É SABER, foi feito o levantamento de outros países que também exploraram a África e o que os escravos trouxeram de sua cultura, às escondidas dos senhores;

• contribuição do negros para a nossa cultura nas danças, instrumentos musicais, alimentos, etc;

• trabalho com a lenda de origem africana: O sapo e a cobra, que aborda o preconceito e a aceitação das diferenças;

• confecção de máscaras, utilizando a técnica de papietagem com molde de balão;

• paralelo entre África do Sul e o texto da Zero Hora, “Fome castiga África Ocidental” (diferenças);

• filme Invictos; discussão sobre o mesmo e o sistema de Apartheid na África do Sul;

• provérbios africanos e dramatização dos mesmos para apresentação no seminário.



Anos/ Séries Finais



LÍNGUA PORTUGUESA

Professores: Maria Cristina, Aline e Rodrigo

• Provérbios de origem africana (a partir do 5° ano):

OBS: “Um provérbio é o cavalo que pode levar alguém rapidamente à descoberta de idéias”.

Distribuição de um provérbio africano para cada grupo de alunos. Os grupos conversaram sobre o significado do provérbio. Após, apresentaram para toda turma na modalidade de Comunidade Investigativa. Depois, novamente em grupo, relacionaram o provérbio com situações do cotidiano e escreveram uma história baseada no provérbio. Por último dramatizaram a história por eles escrita.

1- “A ruína de uma nação começa nas casas de seu povo.”

2-“Aquele que não cultiva seu campo, morrerá de fome.”

3-“Não importa quanto longa seja a noite, o dia virá certamente.”

4-“O conhecimento é um jardim: se não cultivado não pode ser colhido.”

5-“O vento não quebra uma árvore que se dobra.”

6-“A união do rebanho obriga o leão dormir com fome.”

7-“A esperança é o pilar do mundo”.

8-“Uma mentira estraga mil verdades”.

9-“É melhor ser amado do que temido”.

10-“Sem vingança, os males do mundo um dia ficarão extintos”.

11-“Quando o galo está bêbado, esquece-se do gavião”.

12-“Se você está construindo uma casa e um prego quebra, você deixa de construir, ou você muda o prego?”

13-“Quando um rei tem conselheiros bons, o seu reino é pacífico”.

14-“A igualdade não é fácil, mas a superioridade é dolorosa”.

15-“Não há nenhum remédio para curar o ódio”.



• Pesquisa de palavras brasileiras de origem africana.

• Leitura discutida do livro "Os Zumbis da Pedra", do autor Manoel Soares.

Obs.: Os trabalhos com relação ao livro serão apresentados na LITERARTE.







EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

Professora Carolina:

5ª séries: Estudo da simbologia das máscaras africanas, confecção de máscaras, com referência nos estudos realizados, utilizando a técnica de papietagem com molde de balão e materiais reaproveitáveis.

Estudo de conceito de simetria e realização de trabalho com colagem de figuras geométricas.

8ª séries:

• Estudo da cultura Hip Hop: o rap, o graffiti e o brek

• discussão e diferenciação entre graffiti e pichação;

• observação de imagens de interferências urbanas utilizando a linguagem do graffiti,

• criação de projeto para painel sobre a cultura africana e cultura hip hop, para posterior pintura no espaço escolar.

• criação de rap utilizando a música "Os cegos do castelo", de Nando Reis.

• leitura da imagem da obra "Logotipos poéticos de cultura afro-brasileira", do artista Rubem Valentim.

• Conceito de simetria e assimetria a partir da obra estudada, utilizando colagem e desenho de figuras geométricas.



Professora Sarita

6ª e 7ª séries:

• Estudo da simbologia das máscaras africanas e confecção de máscaras com diversos materiais: papel, papietagem, sucata e gesso.

• Estudo da simetria a partir da obra de Rubem Valentim, "Logotipos poéticos de cultura afro-brasileira.



LÍNGUA INGLESA

Professora Cristiane Silva

Atividades relacionadas à Copa do Mundo

5ª série: Animais Africanos

6ª série: Nacionalidades/Países

7ª série: Tabela com jogos, lugares dos jogos, hora, dia, nomes das seleções (em inglês)

8ª série: Pesquisa: datas dos 1º jogos de futebol;

Data e local da 1ª copa;

Quem venceu? Quantos times participaram? Quais?

Evolução da 1ª Copa até 2010.



EDUCAÇÃO FÍSICA

Professora Tádia

5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries:

• Confecção de Cartazes sobre a Copa decorando a Escola.

• Acompanhamento dos jogos.

• Atualização das regras referentes ao futebol.



HISTÓRIA

Turma 63 – Professora Fernanda

A partir de um estudo inicial do que foi o apartheid na África do Sul, trabalhou-se com trechos de um documento da luta pelo fim deste regime de segregação racial - a Carta da Liberdade, de 1956. Após a leitura e discussão do documento, os alunos escolheram trechos da Carta e elaboraram desenhos e poemas. Com esse material, organizou-se uma esposição para os colegas.





Cronograma do SEMINÁRIO

Pensando numa forma de integrar e socializar os estudos realizados foi organizado um Seminário entre pares (ano/série mesma ou próxima).

Desta forma, cada turma apresentou, no mínimo, um trabalho realizado em sala de aula, conforme tabela que segue:

Apresentações das Turmas: Assuntos Modalidade Profª Grupo de Filo/setor Local: sala 1

Datas

1º ano da Elizandra

3º ano da Romilda Lenda: A Galinha Pintada de Angola. (1º)

Teatro Lu e Mara 06/julho às 7h30

A hora de partir (3º)

3º ano da Ângela e

4º ano da Roseli Os Gêmeos que fizeram a Morte Dançar. (3º)

Teatro



Lu e Mara 06 de julho às

9h40

Lenda: A Galinha Pintada de Angola. (4º)

4º ano da Liss e

5º anos:

Claúdia e Sandra Os Gêmeos que fizeram a Morte Dançar. (4º)





Teatro

Carol e Mara 08 de julho às 7h30

Provérbios Africanos (5º)

1º ano Márcia e

2º ano Mara R.

Lenda: A Galinha Pintada de Angola. (1º)

Lenda: A hora de partir. (2º)



Teatro Lu e Carol 06 de julho às 13h

2º ano da Lis e 2º ano da Angela Lenda: A Galinha Pintada (2º L)

Lenda: A hora de partir. (2º)





Teatro

Lu e Carol 06 de julho às

15h10

Turma 81 LP (Mª Cristina) e Turma 71-Ciências (Chris) Provérbios Africanos (81)

Qualidade de Vida (71) Produção textual e Teatro (LP)/

Pesquisa e apresentação (71)

Ju e Carol 2ª-feira: 12/julho às 7h30

Turma 82 EA (Carol) e Turma 72 LP (Mª Cris) Arte Africana (82)

Provérbios africanos (72)

Produção artística (EA)

Produção textual e Teatro (LP)/

Pesquisa Ju e Mara 4ª-feira: 16/julho às 9h40

Turma 51 LP (Aline) e Turma 53 EA (Carol) Provérbios Africanos (51)

Arte Africana (53) Produção textual e Teatro (LP)/

Pesquisa e produção artística (EA)

Cris Pires e

Lu 2ª-feira:

12 de julho às 15h10

Turma 62 LP (Rodrigo) Turma 52 GEO (Fabi) Provérbios Africanos (62)

Ambiente (52) Produção textual e Teatro (LP)/

Pesquisa e apresentação sobre Ambiente (GEO)

Cris Pires e Carol 4ª-feira:

14 de julho às 15h10

Turma 61 EA (Sarita) Turma 63 Hist(Fernanda) Arte Africana (61)

Apartheid

(63) Produção EA Pesquisa e apresentação (Hist) Cris Pires e Carol 6ª-feira:

16 de julho às 15h10



Os professores de setores (Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratório de Aprendizagem, Supervisão e Orientação), que participam do Grupo de Estudo de Filosofia com Crianças, que acompanharam as apresentações, tinham a função de agilizar, juntamente com o professor das turmas, as ações conforme a modalidade da Comunidade Investigativa.

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