segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto de opinião – Nível II

1º lugar
Escola Estadual Ensino Fundamental Santa Teresinha do Forromeco
Município: Bom Princípio – RS
Nome do Aluno: Adriane Pedrozo Henz

Professora: Juliana Enzweiler

Planeta ao Contrário

Muitas vezes, encontramos ou deixamos o nosso mundo ao contrário, principalmente quando jogamos lixo no chão ao invés de jogar na lixeira, quando passamos por crianças na rua, sem pai nem mãe e fingimos que não os enxergamos.
Nós, pessoas desse planeta, temos que mudar isso, fazer o ruim virar bom, guerra virar paz, ódio virar amor e, é através de pequenas atitudes que podemos dar o primeiro passo.
Vamos mudar o mundo e vamos fazer isso juntos, unidos, com braços fortes. Se ninguém fizer isso, quem vai fazer?


2º lugar
Escola Municipal Ensino Fundamental Esperança
Município: Campo Bom – RS
Nome do Aluno: Djonata Mikael de Oliveira
Professora: Susana Andréia de Andrade

O que realmente me deixa feliz!

O que mais me deixa feliz é ter um amigo verdadeiro que me ajude realmente nas horas que eu mais preciso, pois meu melhor amigo é o Leonardo, porque ele sempre está comigo, nas horas boas e ruins.
Para mim, a felicidade é ter uma família bem unida, almoçando ou jantando todos juntos, rindo e brincando bastante. A felicidade é algo muito bom e também muito raro, pois de uns tempos pra cá, quase ninguém tem felicidade, porque os filhos brigam com os pais e os pais brigam com os filhos.
Para que as pessoas tenham felicidade, elas precisam ter união, porque se elas não tiverem união, elas continuarão a brigar.
Eu sou muito feliz porque minha família é unida e eu não brigo com meus irmãos.
E assim eu me sinto muito feliz e desejo que todos sejam felizes.


3º lugar
Escola Estadual Ensino Fundamental Antônio José de Fraga
Município: Portão – RS
Nome do Aluno: Lucas Farias Mendes
Professora: Erica Lídia Pille

Histórias Extraordinárias

Histórias extraordinárias podem ser aquelas que ainda não são lendas. São fatos que aconteceram em algum local e em um tempo passado, como O Mistério do Alto do Bronze. Conta-se que um louco ciumento prendeu sua amante num pequeno castelo que ele mandou construir em Porto Alegre, no século passado. A construção foi feita com inspiração em um castelo medieval.
Os fatos acontecidos estão no imaginário popular, cada um acrescenta detalhes.
Provavelmente essa história não vai se tornar lenda porque o fato verídico já existe em livro. Cada narrador tende a acrescentar ares de folclore.
Folclore é uma ciência importante para conhecer a alma de um povo. É tudo que esse povo escolheu: música, comidas, festas e etc.
Assim também, as histórias vão passando de geração em geração.

Temos várias narrativas que trabalham ensinamento, lição ou moral, por exemplo, o Negrinho do Pastoreio, que condena a escravidão e garante castigo aos covardes e injustos. São valores transmitidos oralmente e preservados através dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário