quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Atividades do 2° encontro de 2009 - NOSSA TERRA

Poesias – Oficina nível III

Desde o tempo dos guarani
Muitos povos aqui chegaram
Trazendo a sua cultura
E por aqui se instalaram
Alemãs, Açorianos e Espanhóis
E o povo gaúcho formou.

Autoras: Marmy Silva, Josaina, de Souza, Fabiano Groos

Na luta dos povos.
Surgiu o gaúcho!
Na valentia
Sua identidade
No chimarrão
Sua união.

O gaúcho tem alma campeira
O sangue é guarani
Herança de povos imigrantes
Mistura bem certeira
Que traduz essa terra daqui!
Somos um povo bem destino.
Mesmo assim, somos todos brasileiros.

Ser gaúcho, não é som usar pilcha,
Comer churrasco, tomar chimarrão,
É contribuir com sua cultura,
Para engrandecer esta nação.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES:

Prenda Minha
(Canção Folclórica)

- Dividir em 6 grupos
- 6 estrofe da música para cada grupo
- Cada grupo cria uma paródia sobre a estrofe escolhida.

Motivação: Leitura do fascículo

Análise do texto:
- Listagem de personagens;
-De comidas e danças;
- Lugares;

Produção: Cada aluno escolhe itens e produz um novo texto.

Prenda Minha
(Canção Folclórica)
Atividades:

- Criar um acróstico com a palavra PRENDA;
- Inventar uma estrofe com as palavras chaves do acróstico;
- Fazer uma apresentação da estrofe criada.

Texto: A Babel do Gabriel

Motivação:
Apresentar símbolos que representam escolha: GRÊMIO X INTER; PAI X MÃE:

Leitura do texto:

Atividade prática: Separar os alunos por grupos, propondo que pesquisem os hábitos de outro aluno do grupo. Apresentam suas descobertas, e o que mais acharam de interessante nas famílias.

- Durante as práticas os alunos conheceram hábitos e costumes de cada família, bem como a multiplicidade que existem de grupos familiares na atual sociedade.
- Proporcionar uma troca de conhecimentos e culturas entre estes alunos. Tal processo ajudou muito a resolver conflitos que ocorreram em sala de aula.


Texto: A Babel do Gabriel

Motivação: Listar as características dos times: GREMIO X INTER.

Análise do texto:
- Qual o problema do Gabriel?
- Como o menino se sentiu/ sua reação
- Como se resolveu o problema

Produção: Em forma de poema, contar como cada um fez a escolha do time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário