sexta-feira, 22 de maio de 2009

Literatura e Sociedade


Estudo da relação entre obra e condicionamento social:
O externo, no caso o condicionante social, importa não como causa nem como significado, mas como elemento que desempenha certo papel na constituição da estrutura, tornando-se, portanto interno. Pode-se, para tanto, observar à aceitação de um livro, o gosto das classes, a origem social dos autores, a relação entre obras e idéias, a preferência por um gênero, a influência da organização social, política e econômica, etc.Como a sociedade define o papel e a posição do artista?Como a obra depende dos recursos técnicos para incorporar os valores propostos?Como se configuram os públicos?A análise crítica, de fato, pretende ir mais fundo, sendo basicamente a procura dos elementos responsáveis pelo aspecto e significado da obra, unificados para formar um todo indissolúvel, em que tudo é tecido num conjunto, cada coisa atuando e vivendo sobre a outra.Traços sociais funcionando para formar a estrutura do livro:A composição do livro repousa numa espécie de longa e complicada transação (com cenas de avanço e recuo, diálogos construídos como pressões e concessões, enredo latente de manobras secretas), no decorrer da qual a posição dos cônjuges vai se alterando. Vemos que o comportamento do protagonista exprime em cada episódio, uma obsessão com o ato de compra a que se submeteu, e que as relações humanas se deterioram por causa dos motivos econômicos.A heroína, endurecida no desejo de vingança, possibilitada pela posse do dinheiro, inteiriça a alma como se fosse agente duma operação de esmagamento do outro por meio do capital, que o reduz a coisa possuída.E as próprias imagens do estilo manifestam a mineralização da personalidade, tocada pela desumanização capitalista, até que a dialética romântica do amor recupere a sua normalidade convencional. No conjunto, como no pormenor de cada parte, os mesmos princípios estruturais definem a forma da matéria.Nesse tipo de análise, levou-se em conta o elemento social, não exteriormente como referência que permite identificar na matéria do livro a expressão de certa época ou de uma sociedade determinada, nem como enquadramento, que permite situá-lo historicamente; mas como fator da própria construção artística, estudado no nível explicativo e não apenas ilustrativo.Nesse caso saímos dos aspectos periféricos para chegar a uma interpretação estética que assimilou a dimensão social como fator de arte.O elemento social se torna um dos muitos que interferem na economia do livro, ao lado dos psicológicos, religiosos, lingüísticos e outros, fermento orgânico de que resultou a diversidade coesa do todo.Todavia faz-se necessária evitar a tendência devoradora de tudo explicar por meio dos fatores sociais.Tipos de estudos sociológicos em Literatura:Trabalhos que procuram relacionar o conjunto de uma literatura, um período um gênero, com as condições sociais.Estudos que procuram verificar a medida que as obras espelham ou representam a sociedade, descrevendo os seus vários aspectos.Estudo da relação entre a obra e o público, isto é, o seu destino, sua aceitação, a ação recíproca de ambos.Estudo da posição e da função social do escritor, procurando relacionar a sua posição com a natureza da sua produção e ambas com a organização da sociedade.Estudo da função política das obras e dos autores, em geral com intuito ideológico marcado.Em todos, nota-se o deslocamento de interesse da obra para os elementos sociais que formam sua matéria, para as circunstâncias do meio que influíram na sua elaboração, ou para sua função na sociedade.Fundamental, todavia é tomar cuidado ao considerar os fatores sociais no seu papel de formadores da estrutura, vendo que tanto eles quanto os psíquicos são decisivos para a análise literária e que é preciso, para a definição da integridade estética da obra, de ambos.Cândido, A. Literatura e sociedade. SãoPaulo: Companhia Editora Nacional.

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